ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Mês da Mulher e mais: explore a programação de março do Museu do Futebol

Pelé

Museu temporariamente fechado

Seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia, o Museu do Futebol estará fechado por duas semanas a partir deste sábado (6/3).

Caso você já tenha comprado seu ingresso para datas posteriores a esse dia, fique tranquilo. A devolução do valor pago em cartão de crédito será feita automaticamente pela Sympla no prazo de até 90 dias. Caso você tenha comprado por boleto bancário, é necessário fazer a solicitação de estorno junto à Sympla. O atendimento ao comprador é realizado através da Central de Ajuda.

Caso seja necessário falar com um analista, o comprador poderá entrar via “Chat” ou “Enviar Solicitação” através da mesma página.

Mais informações no site

WhatsApp Image 2021-01-22 at 16.38.55

Seminário Proibidas E Insurgentes

Em abril, o Museu do Futebol organiza um seminário sobre os 80 anos da proibição das mulheres no esporte, relembrando o decreto-lei criado no dia 14 de abril de 1941.

O programa se inicia na última semana de março (30/03), com temas distintos e a participação de variadas personalidades femininas do mundo do esporte, da mídia e da academia. “Memória da Mulher no Esporte” é o tema da mesa inaugural, feito em parceria do Museu do Futebol com o Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com uma Bolsa Chevening, oferecida pelo governo britânico para desenvolver líderes globais.

A mesa será composta por Ludmila Mourão (mediação); Silvana Goellner (resgate da memória de atletas inviabilizadas) Mariane Pisani (apagamento: histórias da periferia/várzea); Enny Moraes (registros pós-proibição, resgate do futebol de mulheres a partir da convivência com atletas e história oral); Kátia Rúbio (outros esportes).

30 de março, terça-feira, 17h
▶ Facebook e YouTube

museu funcionamento

Por trás das lentes | Fotografia esportiva

A fotografia esportiva é dotada não apenas de técnica, melhor ângulo e posicionamento do fotógrafo. Ela traz o expectador de esportes para dentro do campo, quadra, piscina e outros lugares que o expectador comum não seria possível acessar. O designer e fotógrafo Buda Mendes, da Getty Images é o convidado do Museu do Futebol para um bate papo sobre sua carreira, bastidores e curiosidades da fotografia esportiva.

Como convidado, a live terá o jornalista e escritor Celso de Campos Jr autor dos livros 100 Senna, Adoniran – uma biografia, 1942 – O Palestra e As
jóias do Rei Pelé.

⚽ 18 de março, quinta-feira, 11h
▶ Facebook e YouTube

Revivendo_Memorias

Revivendo Memórias #EmCasa

Em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo, o Museu do Futebol mantém desde 2019 o projeto Revivendo Memórias, que já ajudou mais de 100 pessoas e proporciona o atendimento diferenciado a pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares. Por meio de visitas mediadas e atividades em grupo realizadas pelo Núcleo Educativo, os pacientes são estimulados a ativar memórias afetivas relacionadas ao universo do futebol, e a socializar no espaço do museu.

▶ Email para agendamento: [email protected]
▶ Mais informações no site

ExposicoesVirtuais

Exposições Virtuais

Como aproveitar o melhor do Museu do Futebol em tempos de quarentena? Nada melhor do que nossas exposições virtuais. Nosso espaço na plataforma Google Arts&Culture tem mostras sobre a história da construção do Pacaembu, a primeira árbitra brasileira, a camisa canarinho, entre muitas outras. Acesse.

WhatsApp Image 2021-02-09 at 15.20.55