ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Mesa final do seminário “Proibidas e Insurgentes” debate inclusão de surf e skate nas Olimpíadas

Museu do Futebol realiza mesa de encerramento nesta terça (27), às 17h, com transmissão gratuita pelo YouTube e Facebook; Audioguia Mulheres do Futebol será lançado durante o evento

O webinário “Proibidas e Insurgentes | Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte” termina nesta terça-feira (27), às 17h, com a realização da Mesa #04: Inseridas, que debate a inclusão do surf e do skate nos Jogos Olímpicos e traz reflexões sobre a história das mulheres que nem sempre puderam ocupar as ondas e half-pipes para competir. A mesa também discute o rugby 7, modalidade pouco conhecida no Brasil. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente.

As convidadas são a ex-surfista Tita Tavares, primeira mulher a tirar nota 10 no circuito mundial de surf; a ex-skatista Tat Marques, designer de shapes e conselheira da Confederação Brasileira de Skate; e a atleta da seleção brasileira de rugby 7, Isadora Cerullo. A mediação é da jornalista, apresentadora e surfista Erica Prado. Haverá também participação especial de Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

Durante a mesa de encerramento, será lançado o Audioguia Mulheres do Futebol, resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. Narrado por Leci Brandão, o audioguia traz 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro e será disponibilizado para a visitação ao Museu, como uma camada nova de conteúdo, mas também nas plataformas digitais para que as histórias possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o país. O teaser já está disponível: https://bit.ly/3ejfLyj.

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever neste link: https://bit.ly/3atDZVy

Transmissão:

YouTube – www.youtube.com/museudofutebolspaulo
Facebook – www.facebook.com/museudofutebol

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia.

 MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 Museu do Futebol – Comunicação

Renata Beltrão | [email protected] – 11 99267 5447
Olga Bagatini | [email protected] – 11 98154 0397

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
[email protected]

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Webinário
Visualizar todas as imagens em alta resolução

Olga Bagatini
[email protected]
(11) 3664-3848