ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Morre o locutor Januário de Oliveira

 

O jornalismo esportivo brasileiro está de luto. Januário de Oliveira morreu nesta segunda-feira (31/5) , aos 81 anos, após 11 dias internado. O ex-locutor de rádio e TV sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família.

Januário passou por diversos veículos de comunicação e marcou época nas narrações do futebol brasileiro nos anos 1980 e 1990. No Rio Grande do Sul, trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nas rádios Mauá, Nacional e Globo. Também teve passagens pela TVE e TV Bandeirantes.

O locutor ganhou notoriedade e sempre será lembrado pelos diversos bordões que criou. “Taí o que você queria, bola rolando”, “Cruel, muito cruel”, “Sinistro, mas é muito sinistro”, “E o gooooooooool”, “Acha pouco, quer mais e vai à luta”, “Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta” e “Tá lááááá um corpo estendido no chão” são alguns dos mais populares.

Com a sua criatividade, o cronista deu apelidos a vários jogadores. O centroavante Ézio, do Fluminense, clube do coração de Januário, é sempre lembrado como “Super Ézio”; Valdeir, atacante do Botafogo, virou “The Flash”; e Sávio, do Flamengo, foi batizado como “Anjo Loiro”.

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) lamenta a perda e se solidariza a familiares e amigos.