ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Morrem os jornalistas Edgard Alves e Emerson Figueiredo

 

O jornalismo brasileiro está em luto. Edgard Alves, de 73 anos, e Emerson Machado de Figueiredo, de 60 anos, morreram nesta quarta-feira (4/2), em São Paulo.

Degas, como era chamado pelos amigos, nasceu em Botucatu (SP) e morreu de infarto. Deixa dois filhos, Aline e Leandro, dois netos, Pietra e Victor, e a esposa, Yara.

Emerson era nascido em São Paulo e passou toda a sua infância no Jaçanã, bairro da zona norte da Capital. Teve parada cardíaca, deixando a esposa, Cibele, e os filhos André e Ulisses.

 

Edgard Alves (à esquerda) ao lado de Juarez Soares (in memoriam ) e Vanthier Mantovanelli (in memoriam)

 

Edgard recebeu em 2016 uma homenagem especial no Troféu ACEESP. Era colunista na Folha de S. Paulo, jornal impresso onde trabalhou desde 1967. Era um dos colaboradores com mais tempo e casa no veículo, exercendo os cargos de repórter e chefe de reportagem. Participou da cobertura de sete edições dos Jogos Olímpicos (Montreal-1976, Moscou-1980, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e Rio-2016).

Emerson também trabalhou na Folha por cerca de 20 anos. Atuou na Folha da Tarde e ajudou a implementar o Agora S. Paulo. Passou ainda pela AOL, Abril, BOL e UOL.

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) lamenta as perdas e envia as condolências a familiares e amigos.