ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Mulheres no futebol de várzea | Encontro de colecionadores | Futebol alemão… e muito mais na programação cultural de junho!

 

Imagem1
Venha fazer uma visita!

Olá!

O Museu do Futebol segue aberto ao público de terça a domingo, das 11h às 17h (com permanência até as 18h). São apenas 15 visitantes a cada 15 minutos, todo mundo de máscara até na hora da selfie, então pode vir tranquilo.

Às terças-feiras, a entrada é gratuita para todos. Basta emitir seus ingressos.

8 Encontro de Camisas ( Mônica Saraiva) (28)
Encontro de colecionadores: cachecóis

Muito tradicionais na Europa, os cachecóis são itens colecionáveis pouco conhecidos dos torcedores brasileiros. Em mais uma edição dos tradicionais Encontros de Colecionadores organizados pelo Museu do Futebol, vamos trazer pela primeira vez a turma que coleciona cachecóis, parte integral da tradição e experiência futebolística nos países europeus, especialmente na Inglaterra.

⌚ 13/6, domingo, às 11h
▶ Facebook e Youtube

CRFB
Mulheres e o futebol de várzea

O futebol de várzea é o principal sinônimo de futebol amador e popular em São Paulo. Iniciada nas várzeas dos rios, a prática acompanhou os grupos populares e se espalhou por toda a cidade. Associativismo, solidariedade e tempo livre caracterizam o futebol de várzea. Sobre o tema, o Museu do Futebol promove o bate-papo Mulheres Varzeanas: O campo da quebrada como espaço de acolhimento e resistênciaentre Sidineia Chagas, do coletivo “Perifeminas”, e Diana Mendes, Coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol, para falar das especificidades da várzea à luz da experiência feminina.

⌚ 22/6, terça-feira, às 17h
▶ Instagram

Workshop: Exposições Temporárias

Este evento on-line propõe a troca de experiências técnicas e de processos entre museus que integram o SISEM. O Museu do Futebol, localizado na fachada do estádio do Pacaembu, que não possui acervo físico e reserva técnica, se une a um museu do interior de São Paulo para apresentar um roteiro para elaboração de exposições temporárias a partir de suas características e estruturas. Atividade voltada para colaboradores de museus e demais instituições culturais.

⌚ 29/6, terça-feira, às 17h
▶ Facebook Youtube
Certificado de participação mediante assinatura na lista de presença

rmB607ABF0326
Já ouviu nosso novo audioguia?

📻 Recentemente, o Museu lançou o Audioguia Mulheres do Futebol, realizado com o apoio do Programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural e que reúne 100 anos de histórias do futebol feminino. O audioguia está disponível gratuitamente para ouvir em qualquer lugar. Ouça agora.

ExposicoesVirtuais
Exposições Virtuais

O Museu do Futebol oferece 17 exposições virtuais na plataforma Google Arts & Culture: tem mostras sobre o futebol de mulheres, a história da construção do Estádio do Pacaembu, a Copa do Mundo de 1970, e muito mais! Confira.

kJGH97ABF0257
Revivendo Memórias #EmCasa

Com o surgimento do novo coronavírus e a necessidade de manter idosos isolados, o Museu do Futebol adaptou o projeto Revivendo Memórias para realizar atendimentos por telefone e vídeochamadas. A participação pode ser individual ou em grupos, no caso de instituições – casas de repouso e entidades sociais.

A ação faz parte do projeto Museu Amigo do Idoso, que tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

⌚ De terça a sexta das 10h às 11h e das 15 às 16h
▶ Mediante agendamento prévio pelo email [email protected].

LBAR