ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol discute ações de preservação de campos de várzea na cidade

fut

Tema é foco do 2º encontro sobre futebol de várzea, que acontece no dia 21/10

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove no próximo dia 21 de outubro, das 09h às 13h, o 2º Encontro do Ciclo Histórias da Várzea: Preservação dos Campos de Várzea em São Paulo, no Auditório do Museu.

À luz de casos específicos, o evento abordará ações de preservação de locais de prática de futebol amador na cidade de São Paulo, incluindo o tombamento por órgãos de patrimônio. O evento tem início com a apresentação do Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani, antropólogo que realizou o estudo que embasou o tombamento do Parque do Povo, no bairro de Cidade Jardim, próximo à Marginal do Rio Pinheiros, zona sul de São Paulo, em 1995. Na sequência, a Profa. Simone Scifoni comentará os desdobramentos desse processo, passados mais de vinte anos da patrimonialização da área, e haverá um debate mediado pelo pesquisador Enrico Spaggiari.

Para fechar o evento, o jornalista Diego Viñas mediará uma roda de conversa com representantes de times e campos de várzea, que compartilharão suas experiências em relação aos desafios da preservação de espaços destinados à prática de esportes na cidade de São Paulo.

O primeiro encontro, que aconteceu no dia 16/09, trouxe o panorama histórico do futebol na capital e um bate-papo sobre campeonatos e profissionalismo. Já o terceiro e último encontro do Ciclo, no dia 25 de novembro, abordará a atuação da imprensa, museus e universidades como parceiros essenciais na divulgação e registro da história do futebol de várzea e de sua importância para a cultura e o lazer da população paulista e para a preservação dos campos.

O Ciclo “Histórias da Várzea” é uma co-realização do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol em conjunto com a Sociedade dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo de Lazer e Cidadania do Campo de Marte e conta com apoio do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo.

Os encontros são gratuitos e abertos ao público. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.sympla.com.br. Os debates serão filmados e transmitidos ao vivo pelo canal do Museu do Futebol no Youtube. O vídeo do 1º Encontro já está disponível para o público.

SERVIÇO

21/10 – Sábado

Ação: 2º Encontro do Ciclo Histórias da Várzea: Preservação dos Campos de Várzea em São Paulo

Horário: 09h00 às 13h00

Local: Auditório do Museu do Futebol – Praça Charles Miller, S/Nº Estádio do Pacaembu São Paulo, SP (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)

Descrição: O evento abordará ações de preservação de locais de prática de futebol amador na cidade de São Paulo, incluindo o tombamento por órgãos de patrimônio.

Programação:

09h00 – Café e credenciamento

09h30 – Processo de Tombamento do Parque do Povo

Prof. José G. Magnani – Antropólogo e coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

Profª Simone Scifone – Geógrafa – depto de Geografia/FFLCH/USP – Integrante da equipe técnica do Condephaat que elaborou o estudo de tombamento do Parque do Povo.

Mediação: Enrico Spaggiari – Doutor em Antropologia Social, membro do Ludens e editor do site Ludopédio.

11h00 – Bate Papo: Experiências sobre ações de preservação

José Gomes / Pequeninos do Jockey

Paulo Cesar Dutra / Associação Anhanguera

Otacílio Ribeiro / Complexo Esportivo do Campo de Marte

Mediação: Diego Viñas – jornalista

13h00 – Encerramento

Inscrições: www.sympla.com.br

Evento gratuito e aberto ao público.

Foto: Divulgação Museu do Futebol

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

 MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a sexta-feira: 09h00 às 16h00 (permanência até às 17h00)

Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

 OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse: www.cultura.sp.gov.br.

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva

11 3664-3848 Ramal 77 |[email protected]

 Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub 11 3339-8162 |[email protected]

Gabriela Carvalho 11 3339-8070 | [email protected]

Damaris Rota 11 3339-8308 | [email protected]

Stephanie Gomes 11 3339-8243 | [email protected]