ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol exibe live sobre a carreira internacional de Pelé

Nesta terça (27/10) às 19h30 no Facebook e Youtube do Museu com os jornalistas Vinicius Cabral, Edson Mauro e Fernando Campos

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – exibe nesta terça (27/10) às 19h30 live sobre a carreira internacional de Pelé.

Documentos históricos pouco conhecidos da passagem de Pelé pelo NY Cosmos, foram colhidos pelo jornalista e pesquisador Vinicius Cabral, que irá compartilhá-los em um bate-papo no Facebook e Youtube do Museu com os jornalistas Edson Mauro e Fernando Campos Ribeiro.

A última partida de Pelé foi transmitida ao vivo para o Brasil pela extinta Rede Tupi. No Rio de Janeiro, o sinal foi compartilhado com a TV Studio. O evento teve ao todo 650 jornalistas cadastrados e foi visto em 38 países. Com Pelé, a média de público do Cosmos subiu de pouco mais de 3,5 mil pessoas por partida para mais de 34 mil. No total, entre jogos oficiais e amistosos, foram 106 jogos pelo time americano, nos quais Pelé marcou 64 gols (algumas fontes registram 111 jogos e 65 gols).

Este evento está relacionado à exposição temporária Pelé 80 – O Rei do Futebol lançada no dia 15 de outubro. O Museu e a exposição contam com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A live será transmitida nas seguintes redes do Museu do Futebol:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva | [email protected]  11 11 96165-6154

Renata Beltrão | [email protected]  11 99267 5447

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Davi Franzon – 11 93411-6428

Cintia Ruiz – 11 98080-9800

Simone Blanes – 11 94003 – 1711

[email protected]