ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Na próxima quarta (29), dia que se completam 13 anos da inauguração do Museu do Futebol, as portas estarão abertas gratuitamente
Na próxima quarta-feira (29), o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, completa 13 anos de existência. E quem ganha presente é o visitante: para comemorar o aniversário, todos que forem ao museu neste dia não pagarão ingresso. Mesmo assim é necessário reservar horário e emitir o ingresso pelo site.
Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é um espaço interativo, lúdico e multimídia, que reúne objetos, imagens e curiosidades sobre o esporte mais popular do planeta, além de, claro, muitos gols.
Além da exposição de longa duração, que apresenta um envolvente percurso pela história do futebol e sua importância para a formação da identidade brasileira ao longo de 15 salas, está também em cartaz até dia 21 de novembro a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa. A mostra homenageia o ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), e os 150 anos da posição de goleiro, oferecendo ao visitante a chance de ver luvas, camisas e defesas históricas dos principais craques da posição.
PATROCÍNIO E APOIO
A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.