ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol lança exposições virtuais em lembrança aos 50 anos da Copa de 1970

Mostras abordam histórias paralelas ao tricampeonato do Brasil e podem ser vistas gratuitamente na plataforma Google Arts&Culture

O apoio incondicional da torcida mexicana à Seleção Brasileira e a viagem maluca de uma dupla de amigos que foi de São Paulo a Guadalajara dirigindo um Fusca são as histórias contadas nas duas exposições virtuais que o Museu do Futebol acaba de lançar na plataforma Google Arts&Culture. As mostras são uma homenagem aos 50 anos da Copa de 1970, que trouxe o tricampeonato para o Brasil e sedimentou a imagem do futebol brasileiro para o Mundo. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol é dos pioneiros do País nesse formato de exposição.

Na mostra “Memórias da Copa de 1970: como o México abraçou o Brasil“, os internautas poderão conhecer a história da ligação imediata da torcida mexicana com a Seleção Brasileira, o que garantiu apoio massivo nas arquibancadas do Estádio Jalisco, em Guadalajara, em toda a campanha que levou o Brasil à final contra a Itália, na Cidade do México. As partidas terminavam e os mexicanos ficavam nas ruas, festejando com os brasileiros; permaneciam na frente do hotel da Seleção usavam o verde amarelo para expressar o seu apoio. A exposição também mostra a história de vários mexicanos que nasceram no começo dos anos 1970 e foram batizados com nomes dos craques brasileiros, como Edson, Carlos Alberto, Rivelino e Jairzinho.

Já na exposição “Rumo à Copa de 1970: de São Paulo ao México a bordo de um fusquinha“, o Museu do Futebol conta a viagem quase impossível dos amigos paulistas Ivan Charoux e Fael Sawaya com um Fusca 1962. Sem querer, eles cruzaram com a história da América Latina em vários momentos – por exemplo, quando passaram pelo Peru dias antes de um terremoto que matou 70 mil pessoas ou quando presenciaram um tiroteio na fronteira entre Honduras e El Salvador, ecos de um conflito ocorrido meses antes que ficou conhecido como “A Guerra do Futebol”.

A mostra apresenta a visão única de dois torcedores que testemunharam o tri fazendo um cruzamento inusitado entre a história do continente, do futebol brasileiro e do modelo de automóvel que virou ícone da cultura latino-americana. Além da paixão pela bola, o Fusca também liga o Brasil ao México, os dois países mais apaixonados pelo carrinho de linhas curvas. A aventura virou o filme “Os Filhos da Pista”, em finalização, que levou os dois a refazer a viagem mais de 40 anos depois. A exposição virtual também é uma homenagem a Fael, ao diretor Leo Serment e à produtora Adriana Rosique (in memoriam).

A exposição foi realizada com o patrocínio da Concessionária Toriba Volkswagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para acessar: https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

Foto: Comemoração do quarto gol do Brasil sobre a Itália.

Por Heidtmann / Picture-Alliance / Copa1970

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva | [email protected]  11 11 96165-6154

Renata Beltrão | [email protected]  11 99267 5447

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Davi Franzon – 11 93411-6428

Cintia Ruiz – 11 98080-9800

Simone Blanes – 11 94003 – 1711

[email protected]