ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol participa de seminário “Agora é com Elas”, que celebra os 30 anos da Copa do Mundo Feminina

Evento organizado pelo LEME será nos dias 8 e 9 de novembro, com três mesas virtuais sobre o futebol de mulheres

Nos dias 8 e 9 de novembro, o Museu do Futebol vai participar do seminário internacional “Agora é com Elas“, feito pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) da UERJ para celebrar os 30 anos da criação da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, realizada pela primeira vez em 1991. Serão dois dias de atividades virtuais sobre o futebol de mulheres que serão transmitidos pelo Facebook e YouTube do LEME e do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A primeira mesa será na segunda (8), às 19h, com o tema “Mulheres que inspiram outras mulheres”.Vão participar Claudia Silva, consultora de Comunicação da Fundação Ford no Brasil, e Dilma Mendes, técnica do time masculino do Vitória/Camaçari e da Seleção Brasileira feminina de futebol 7. A mediação ficará por conta de Silvana Goellner, professor titular aposentada da UFRGS e ativista do futebol de mulheres.

Já na terça (9), às 17h, a mesa “Memórias em campo: o percurso do futebol de mulheres no Museu do Futebol” vai abordar a trajetória do futebol feminino na instituição, passando por temas como as pesquisas iniciais, a criação do projeto “Visibilidade para o Futebol Feminino” (2015), a exposição temporária “CONTRA-ATAQUE – As Mulheres do Futebol” (2019) e a inserção das futebolistas mulheres na exposição de longa duração, assim como o impacto desses projetos no público visitante.

Participarão da mesa Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa; Angélica Angelo, gestora cultural e educadora do Museu do Futebol; e Rafael Alves, editor-chefe e criador do site Planeta Futebol Feminino. A mediação será da jornalista Olga Bagatini, que trabalha como assessora de imprensa no Museu do Futebol.

Fechando a programação, na terça (9), às 19h, está a mesa “O futebol das mulheres na América Latina: visibilidade e investimento”, com a presença de Aira Bonfim, mestre em História pela FGV; Ana Lorena Marche, coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol; Julia Hang, diretora do projeto de extensão “Em direção a clubes inclusivos: jogar, gerenciar, treinar e dirigir com perspectiva de gênero para erradicar as violências”; e mediação de Camila Augusta Pereira, professora das Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Estudantes de graduação vão receber certificados de participação mediante preenchimento de formulário disponibilizado no chat ao vivo da transmissão.

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


Visualizar todas as imagens em alta resolução