ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol reúne voluntários para maratona de edição da Wikipédia sobre goleiros e goleiras

No sábado, 20/11, Museu do Futebol e Wiki Movimento Brasil reúnem voluntários para criar e melhorar verbetes de arqueiros do futebol brasileiro

No dia 20 de novembro (sábado), das 10h às 17h, o Museu do Futebol, em parceria com o Wiki Movimento Brasil, irá sediar uma nova edição da Editatona – maratona de edição que reúne voluntários para criar e melhorar verbetes da Wikipédia com fontes confiáveis e verificadas sobre determinado tema. Desta vez, o foco serão os goleiros e goleiras do futebol e do futsal brasileiro e das modalidades adaptadas. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A temática do evento está relacionada a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 Anos do goleiro Barbosa”, que fica em cartaz até janeiro de 2022. A mostra homenageia o centenário de Moacyr Barbosa (1921-2000), goleiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, além de comemorar os 150 anos da invenção da posição. Na exposição, os visitantes acompanham a trajetória de goleiras e goleiros e vivenciam a experiência de ver um jogo na perspectiva do arqueiro embaixo de traves de tamanho oficial.

Essa é quinta Editatona organizada pelo Museu do Futebol em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Em agosto de 2021, a instituição sediou uma maratona de edição com foco nas Paralimpíadas de Tóquio, destacando os atletas brasileiros e as modalidades disputadas. Em 2019, como parte da programação da mostra temporária “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, foram realizadas três edições sobre o futebol de mulheres, abrangendoas jogadoras da Seleção Brasileira e dos clubes do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Ao todo foram 68 artigos criados e 195 editados, resultando em 1.95 milhões de visualizações somente naquele ano.

Editatona Goleiras e Goleiros será realizada de forma presencial no auditório do Museu do Futebol. Em respeito às orientações de combate à pandemia do coronavírus, serão apenas 15 vagas, com uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento social. O museu vai oferecer lanche e certificado de participação.

Interessados devem enviar nome e RG para o e-mail: [email protected].

Inscrições:
Enviar nome e RG para [email protected] (vagas limitadas)

Requisitos:
Levar um notebook
Criar uma conta na Wikipédia antes do evento

Cronograma:
10:00 Recepção/Café da manhã
10:30 Treinamento para as edições com Wiki Movimento Brasil
11:00 Início das edições
13:00 Intervalo
14:00 Edição de verbetes
17:00 Encerramento

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, ACEESP e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiros a Poker Esportes e o UOL Esporte Clube e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.


Visualizar todas as imagens em alta resolução