ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Museu do Futebol sedia lançamento do Relatório Anual 2020 do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Evento será transmitido no Facebook e YouTube  sexta (8), às 10h, com participação de nomes como Marcelo Carvalho, Grafite e Rafaelle Seraphim

Nesta sexta-feira (8), às 10h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, será palco do evento virtual de lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial 2020, feito pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em parceria com o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio do Facebook. Em sua sétima edição, o Relatório é uma análise sistêmica dos incidentes raciais e casos de preconceito e discriminação ocorridos no esporte brasileiro entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, com foco especial no futebol. O evento será transmitido nas Páginas do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do Museu do Futebol no Facebook, além dos respectivos canais no YouTube, e também no Facebook do Museu da UFRGS.

O relatório deste ano conta com o apoio do Facebook e traz 76 ocorrências discriminatórias, sendo 68 em território nacional e outras oito com atletas brasileiros no exterior, dos quais 83% estão relacionadas com o futebol, sejam esses fatos gerados através da internet, estádios ou outros espaços que envolvam agentes relacionados com o esporte bretão. Incidentes em outras modalidades como basquete, surf, e-Sports e UFC, também serão apresentados. O lançamento oficial ainda apresentará dados sobre os casos julgados pela Justiça Desportiva, locais dos incidentes e os envolvidos, além do histórico dos casos monitorados e seus desdobramentos ao longo dos sete anos de trabalho do Observatório.

Participarão do evento Marcelo Carvalho, Diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol; Marcel Tonini, Doutor em História Social e integrante da equipe de curadores da exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”; Rafaelle Seraphim, jornalista do Grupo Globo e umas das criadoras do podcast Ubuntu Esporte Clube; o ex-jogador e comentarista Grafite; o ex-jogador e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva; e a jogadora de futebol Suellen Rocha.

O evento está relacionado à exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do Goleiro Barbosa”, que celebra a trajetória do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), que ao lado dos outros jogadores negros do time, foi injustamente responsabilizado pela derrota do Brasil para o Uruguai no “Maracanazzo” em 1950.

ATENÇÃO: Os jornalistas que quiserem participar do lançamento devem enviar suas perguntas pelo formulário: https://forms.gle/bCQuF961CMmLp4UH6. Ao término do evento, o Relatório Anual da Discriminação Racial 2020 será enviado na íntegra para os emails cadastrados no formulário.

PATROCÍNIO E APOIO
A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.