ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

MUSEU DO FUTEBOL TERÁ TRANSMISSÃO AO VIVO E PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE A COPA DO MUNDO

Além da exibição das partidas em três espaços distintos, instituição oferecerá
atração musical, atividades educativas e novos conteúdos expositivos durante
todo o evento

A Copa 2022 está se aproximando e é claro que o Museu do Futebol não vai ficar de
fora! Para celebrar a maior competição do planeta, a instituição do Governo do Estado
de São Paulo preparou uma programação recheada e especial para os amantes da
modalidade, que inclui transmissão ao vivo e gratuita dos jogos em um telão,
atração musical, atividades educativas e mais. Confira abaixo as principais
informações e destaques sobre a programação:

*Programação sujeita a alterações ao longo do torneio. Todas as mudanças serão
comunicadas em nosso site e redes sociais.

Abertura e demais jogos da Copa
Para a abertura da Copa 2022, no dia 20, o Museu do Futebol terá uma programação
especial, em parceria com a Câmara Árabe e a Prefeitura de São Paulo. A partir das
10h30, o público poderá se deliciar com uma feira gastronômica, que terá
barraquinhas de comidas e bebidas árabes.

Na sequência, às 11h, haverá uma atração musical, também típica da região. E a partir
das 13h começará a transmissão da cerimônia de abertura, seguida da partida entre
Catar e Equador, em telões de led na área externa do museu, logo na entrada e ao
final da exposição principal (sujeito à lotação).

Neste dia, o ingresso para o Museu será gratuito, como parte da programação da
Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo para o Dia da Consciência
Negra.

Além disso, o Museu do Futebol também exibirá ao vivo todos os demais jogos do
torneio, com ingressos pagos, sujeito à lotação e seguindo o horário de
funcionamento da instituição.

Jogos do Brasil
Durante o período da Copa, o Museu do Futebol contará com diversos espaços para
transmissão ao vivo de todos os jogos do torneio. Em dias de jogos do Brasil, o público
poderá acompanhar a partida em telões de led na área externa da instituição, embaixo
da fachada do Estádio do Pacaembu, e na sala Grande Área, logo na entrada do
museu, de forma gratuita (acesso sujeito à lotação do espaço).

Além disso, haverá exibição na sala Jogo de Corpo, localizada ao final da exposição e
que conta com uma espécie de arquibancada, mediante compra do ingresso e
também sujeito à lotação. Vale destacar ainda que para o jogo entre Brasil e Suíça,
o Museu abrirá excepcionalmente na segunda-feira, dia 28 de novembro, apenas
para a transmissão, duas horas antes da partida.

Também nos dias de jogos da seleção brasileira, o Museu do Futebol promoverá rodas
de samba antes das partidas e durante o intervalo. O grupo O Samba Chegou será
o responsável pela animação da galera, com a apresentação A Caminho do Hexa. Além
disso, o Núcleo Educativo da instituição oferecerá atividades educativas e visitas
temáticas relacionadas ao tema Copa do Mundo. A programação completa será
atualizada no site www.museudofutebol.org.br.

Campanha Chuteira para Todos
Copa do Mundo também combina com solidariedade. Durante o mundial, o Museu do
Futebol realiza a campanha Chuteira para Todos, estimulando os visitantes a doarem
chuteiras usadas em bom estado. O material será encaminhado a dois projetos sociais
de São Paulo que trabalham com o futebol – o Perifeminas e FutVida, ambos de
Parelheiros – além da quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos, do sertão de
Pernambuco, que tem até um Museu do Futebol dedicado ao time da aldeia. Quem
trouxer uma chuteira usada ganha entrada grátis no Museu do Futebol. Na primeira
edição da campanha, em 2019, quase 200 pares foram arrecadados.

Novos conteúdos expositivos
Para entrar no clima de Copa, o Museu do Futebol também terá o “Segundo Tempo” da
exposição temporária 22 em Campo. Serão inseridos novos conteúdos expositivos na
mostra, relacionados ao Catar.
Assim, a partir do dia 8 de novembro, o público poderá conferir curiosidades, fotos e
uma experiência audiovisual sobre o país sede do Mundial de 2022, além das bandeiras
de todos os países que disputarão o campeonato e um novo mural de selfie, pintado
pelo artista Deco Farkas.

SERVIÇO
Copa do Mundo
Data: 20 de novembro a 18 de dezembro
Horário de funcionamento do museu: 9h às 17h (com permanência até às 18h)

  • Horários especiais em dias de jogos do Brasil (conferir no site e redes socias)
    Local: Área externa e salas do Museu do Futebol
    Valor: Checar programação no site
    *Programação sujeita a alterações ao longo do torneio. Todas as mudanças serão
    comunicadas em nosso site e redes sociais.
    Museu do Futebol
    Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
    De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
    Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
    R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
    Crianças até 7 anos não pagam
    Grátis às terças-feiras
    Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
    Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
  • SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
    Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho –
    o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um
    dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas
    temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou
    parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e
    Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação
    Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura,
    Educação e Esporte.
  • PATROCÍNIOS E PARCERIAS
    A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os
    patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma.
    Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como
    empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta.
    A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, ACEESP, Guia da Semana, Dinamize e
    JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do
    Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.