ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
Com novos integrantes no time, os alunos do curso de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) iniciaram dia 5/9 a segunda temporada do PODJOR FC, o podcast produzido no ambiente acadêmico em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP). Para a gravação do primeiro episódio, a ACEESP convidou a jornalista Marília Ruiz, que atualmente trabalha nos canais do Grupo de Bandeirantes de Rádio e TV e no UOL e é uma das referências de todo o processo de conquista de espaço das profissionais mulheres no jornalismo esportivo. A apresentação do programa foi conduzida pelo também jornalista e associado da ACEESP, Rafael Esgrillis, em parceria com a estudante Maria Eduarda (Duda) Mustafá.
Durante o bate-papo, Marília pôde demonstrar porque é uma das jornalistas mais respeitadas no meio esportivo do Brasil. Além de entender muito sobre futebol – uma paixão que domina as reuniões de família desde sempre – ela conhece como poucos os obstáculos que surgem no caminho de quem se aventura a ser comentarista de futebol num país onde todo mundo se acha catedrático no assunto. Muitas histórias dessa caminhada, com direito a detalhes de bastidores, ajudaram a compor o pano de fundo da entrevista, que valeu por uma aula. Um dos momentos mais desafiadores de sua carreira foi quando se posicionou contra a contratação de Robinho pelo Santos, na ocasião em que o atleta já estava denunciado por abuso sexual. “Sofri até ameaças pessoais que envolveram minha família, mas eu não podia agir de forma diferente, fingir que aquilo não estava acontecendo”, afirmou.
Formada em Relações Internacionais e Direito, Marília fez a faculdade de jornalismo na Folha de S.Paulo, onde teve seu primeiro emprego na área. Dali até hoje foi uma sucessão de êxitos, com grandes coberturas internacionais e participação fixa em programas de rádio e tv. Irmã dos também jornalistas Vitor Guedes e Marcos Caju, Marília não esconde sua preferência clubística e acredita que hoje não há mais motivo para os jornalistas esportivos não assumirem suas paixões. O importante é ser imparcial e ter a coragem que ela tem para dar opinião de acordo com suas análises, estudos e convicções. Seu amor pelo Corinthians fica em segundo plano.
A íntegra do episódio número 1 da segunda temporada do PODJOR FC está disponível nos canais do YouTube PODJOR https://www.youtube.com/watch?v=5F0DIA0vIWU e ACEESP https://youtu.be/fDbWNaiK31o . A coordenação da oficina de jornalismo esportivo é dos professores Patrícia Rangel e Antonio Rocha Filho. A produção do programa é de Ana Marina Maioli e Nelson Nunes.