ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PODJOR FC: HISTÓRIA DO SUCESSO PROFISSIONAL DA REPÓRTER DENISE THOMAZ BASTOS É UMA LIÇÃO DE VIDA

Para falar do tema “A voz da Periferia no Esporte”, o PODJOR FC não poderia ter encontrado uma personagem melhor do que a jornalista Denise Thomaz Bastos, repórter esportiva dos canais Globo. Formada em Jornalismo pela UNIP, em 2011, ela começou a trabalhar muito antes na TV Globo, mas teve que percorrer um longo caminho até chegar à condição de uma das principais repórteres da emissora na cobertura da recém-terminada Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada na Nova Zelândia e Austrália. Oriunda de um projeto social chamado Jovem Cidadão, mais ou menos o equivalente ao que chamamos hoje de Menor Aprendiz, Denise, ainda antes de completar 18 anos, iniciou sua trajetória como estagiária da parte administrativa, tendo trabalhado até no departamento médico da empresa. Depois, ao chegar na redação, passou pela produção e, mesmo mais interessada em trabalhar na área técnica, acabou virando repórter. E que repórter!

Nascida na periferia do extremo sul da cidade de São Paulo, Denise lembra que chegou a passar por baixo da catraca do ônibus, por falta de dinheiro, para poder ir para o trabalho e para a escola. Por isso ela sempre gosta de ressaltar a importância de projetos sociais, especialmente aqueles ligados ao esporte. “Eu gosto de cobrir esporte de alto rendimento, de estar ali na beira do campo num jogo de Copa do Mundo. Mas o que eu amo mesmo dessa vida de repórter é poder contar histórias de gente, de personagens que mostram o poder de transformação social do esporte. Esse fator de mudança na vida das pessoas tem tudo a ver com a minha essência”, disse ela na tarde desta terça-feira (10/10), durante a gravação do segundo episódio da segunda temporada do PODJOR FC, uma realização dos alunos do curso de jornalismo da ESPM em parceria com a ACEESP. O episódio teve a apresentação do jornalista Rafael Esgrillis, convidado da ACEESP, junto com a estudante Giovanna Soares, aluna do segundo semestre de jornalismo da ESPM.

Durante o programa, Denise contou aos alunos como foi construindo sua trajetória profissional derrubando obstáculos num ambiente carregado de preconceitos. Olhada com desconfiança no começo da carreira, ela olha para traz com orgulho de suas conquistas. Na Copa feminina da Austrália, diz que viveu dois anos em 35 dias, e hoje sabe que é uma profissional melhor preparada. “Eu acreditei em mim mesma até quando não acreditaram em mim”, filosofou, resumindo sua jornada de luta.

Vale a pena conferir a entrevista na íntegra. O episódio número 2 da segunda temporada do PODJOR FC estará disponível em breve nos canais do YouTube e mídias sociais da ACEESP e da ESPM. A coordenação da oficina de jornalismo esportivo é dos professores Patrícia Rangel e Antônio Rocha Filho. Pela ACEESP, a produção do programa é de Ana Marina Maioli com coordenação de Nelson Nunes.