ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PODJOR FC REÚNE CRAQUES DE DUAS GERAÇÕES DE JORNALISMO ESPORTIVO

O PODJOR FC, podcast produzido em parceria entre a ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e o curso de Jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), fez uma viagem no tempo na tarde de terça-feira (2/5) durante as gravações do quarto e quinto episódios da atual temporada. No primeiro programa do dia, os alunos do Centro Experimental de Jornalismo da faculdade receberam o gerente geral do Uol Esporte, o jornalista Vinícius Mesquita, para falar sobre os novos caminhos do jornalismo, fortemente centrado nas plataformas digitais. Vinicius é um dos cronistas de maior experiência nesse universo dos grandes portais de informação e falou sobre reportagem multimidia, imediatismo e alcance das redes sociais, PL das Fake News e as transformações nas relações entre a mídia e o futebol. O programa teve a condução do jornalista Rafael Esgrilis, representante da ACEESP na bancada, dividida com o aluno Leonardo Oliveira, do segundo semestre de Jornalismo.
Esgrilis também comandou a gravação do outro episódio produzido no dia, que recebeu nos estúdios da escola o jornalista José Maria de Aquino, um dos mais respeitados nomes da crônica esportiva brasileira. Com a experiência de quem tem no currículo a criação dos icônicos Jornal da Tarde e Revista Placar, Aquino desfilou todo seu conhecimento sobre os segredos da boa e velha reportagem, e foi aplaudido pelos alunos e professores ao final da aula. De quebra, ele ainda presenteou os alunos com uma relíquia: os originais de três edições “número zero” da Placar, produzidas antes do lançamento oficial da revista, em março de 1970. Se não bastasse, ainda presenteou o aluno Gabriel Marcondes, do terceiro semestre de jornalismo, com o livro “Minha Vida de Repórter”, de sua autoria. Gabriel fez dupla com Esgrilis na condução do programa.
Esses dois novos episódios do podcast PODJOR FC juntam-se aos outros três já gravados pela parceria ACEESP/Curso de Jornalismo da ESPM, tendo como entrevistados, pela ordem, Maurício Noriega, PVC e Juliana Yamaoka.

Fotos: Nelson Nunes

Capa de uma das três edições “número zero” da Revista Placar, lançada em 1970