ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PROTOCOLO DE IMPRENSA – COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2023

(CRÉDITO: ARTE/FPF)

1 – CADASTRAMENTO, CREDENCIAMENTO E ACESSO

Cabines, tribunas, zonas mistas e coletivas (acesso fora do gramado)
O acesso dos jornalistas nas áreas de imprensa dos estádios (cabines e tribunas) será feito mediante apresentação de credencial jornalística esportiva pessoal (Aceesp, Aceisp e correlatos estaduais, Aceb ou Abrace), com data de 2022 ou 2023, foto e dados completos do profissional. A FPF poderá realizar o credenciamento das cabines e tribunas de imprensa a partir da segunda fase da competição -neste caso, a entidade irá se manifestar previamente e divulgar os detalhes. As cabines centrais dos estádios serão destinadas aos detentores dos direitos de transmissão de TV. O credenciamento de profissionais de captação de dados (scouting) será exclusivo à empresa detentora dos direitos de dados da competição; profissionais de outras empresas não serão credenciados.

Gramado
O cadastramento, controle e acesso dos jornalistas ao gramado será previamente realizado pela FPF em todos os jogos, em número pré-estabelecido, por meio da plataforma Ligatech, a mesma utilizada nas demais competições da entidade. Cada veículo de comunicação possui um único login no sistema Ligatech. A simples solicitação não garante a aprovação: a FPF irá responder aos pedidos de credenciamento a cada partida.

Terão acesso ao gramado detentores dos direitos de transmissão (TV), fotógrafos, repórteres de rádio, profissionais de comunicação dos clubes e da FPF e influenciadores digitais cadastrados pela própria FPF. A quantidade de profissionais aprovados para o gramado varia de acordo com o jogo, a fase da competição e a estrutura do estádio. O prazo de solicitações de credenciamento termina 24 horas antes do início de cada partida. Fotógrafos deverão procurar diretamente a Arfoc-SP para credenciamento prévio, jogo a jogo, com prazo máximo de 24 horas antes da partida (para informações, entre em contato pelo site da Arfoc-SP). Além do credenciamento prévio via Arfoc-SP, fotógrafos de outros Estados devem apresentar a FENAJ, Arfoc local ou credencial de associação de classe local. A criação de novos logins no sistema Ligatech será encerrada ao final da segunda fase da competição. É proibida a produção de vídeos e/ou entradas ao vivo (lives) dos jogos pelos fotógrafos credenciados para o gramado.

2 – TRANSMISSÕES E USO DE IMAGENS PÓS-JOGO

Detentoras dos direitos de transmissão

Todos os jogos da Copa São Paulo 2023 serão transmitidos ao vivo pelas emissoras detentoras: SporTV, TV Globo, YouTube, Rede Vida e FPF TV. Não são permitidas transmissões de imagens ao vivo dos jogos, incluindo torcidas, em nenhuma plataforma, rede social, canal, site ou similar. É vetada a transmissão de imagens ao vivo do gramado ou da torcida no período que compreende 1 hora antes do início do jogo até 1 hora após o fim do jogo.

Uso de imagens dos jogos (melhores momentos)

Após o final da partida, veículos de comunicação poderão utilizar imagens dos melhores momentos equivalentes a 3% do tempo total do jogo, respeitando os devidos créditos da transmissão. Os detalhes para obtenção dos vídeos de melhores momentos serão publicados no site da FPF (www.fpf.org.br).

3 – POSICIONAMENTO E ENTREVISTAS NO GRAMADO

Posicionamento no gramado

Repórteres de TV ao vivo permanecem no espaço entre a bandeirinha de escanteio e o banco de reservas. Repórteres de rádio e influenciadores digitais permanecem somente nas linhas de fundo, sem previsão de entrevistas no gramado; Fotógrafos em geral e profissionais de comunicação dos clubes ocupam as linhas de fundo e/ou atrás das placas da lateral oposta, com exceção da placa central com o nome da competição. Assessores de imprensa dos clubes sobem ao gramado aos 40min de cada tempo para colaborar com as entrevistas de intervalo e pós-jogo.

Todos os profissionais credenciados no gramado devem permanecer em seus respectivos locais pré-estabelecidos. Deslocamentos no gramado devem ocorrer apenas no intervalo do jogo. Não é permitido adentrar o gramado de jogo (quatro linhas) em nenhum momento. Os profissionais não devem abordar jogadores, membros das comissões técnicas dos times e membros da equipe de arbitragem. Desvios de comportamento e de conduta dos profissionais de comunicação estarão sujeitas a sanções aplicadas pelo Departamento de Comunicação da FPF.

Janela de entrevistas
Somente repórteres das TVs detentoras podem realizar entrevistas no gramado, na beira do campo, próximo à saída para os vestiários, na janela pré-definida abaixo. Profissionais dos clubes serão responsáveis pelo acompanhamento das entrevistas dos atletas na beira do gramado.

Pré-jogo – treinadores ao vivo, após execução do hino nacional ou previamente gravada no momento da chegada dos times aos estádios.
Intervalo ida – 1 jogador por time, 1 pergunta apenas.
Intervalo volta – sem entrevistas.
Fim de jogo – 1 ou mais jogadores por time, sem limite de perguntas.
Repórteres de rádio não participam de entrevistas no gramado, incluindo pré e pós-jogo.

Abertura de login
Para solicitação de criação de login no sistema de credenciamento, é preciso enviar os dados do veículo de comunicação abaixo listados para o e-mail [email protected]. Os pedidos de criação de login serão avaliados individualmente. Cada veículo poderá possuir um único login apto a realizar solicitações de credenciamento.

Nome do veículo
CNPJ
CPF do Responsável
Nome do Responsável
Telefone
E-mail (Login)
URLs do veículo