ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Protocolo de Imprensa – Paulistão A3 2022

(CRÉDITO: ARTES/PAULISTÃO)

1 – INTRODUÇÃO
Este Protocolo de Imprensa Paulistão A3 2022 foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol e pelos clubes participantes da competição e aprovado pelas entidades jornalísticas esportivas do Estado de São Paulo (Aceesp, Aceisp e Arfoc).

O acesso de todos os jornalistas aos estádios para cobertura dos jogos, incluindo detentores dos direitos de transmissão, fotógrafos, repórteres e produtores de conteúdo, será realizado mediante credenciamento prévio, jogo a jogo, por meio do sistema on-line da Federação Paulista de Futebol, o Ligatech, conforme orientações descritas abaixo.

É indispensável a apresentação da credencial jornalística esportiva (Aceesp, Aceisp, Arfoc-SP, Aceb e Abrace) de 2022 tanto na solicitação on-line do credenciamento quanto no acesso aos estádios. Os direitos de transmissão de imagens ao vivo pertencem a Paulistão Play e Eleven. Não é permitida a transmissão ao vivo de imagens dos jogos em nenhuma outra plataforma, página ou canal.

Os profissionais deverão anexar, no sistema on-line de credenciamento, esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, e para pessoas não elegíveis no sistema de vacinação, o profissional deverá apresentar no acesso à partida resultado negativo de teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo, ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

Para solicitação de criação de login no sistema de credenciamento, é preciso enviar os dados do veículo de comunicação abaixo listados para o e-mail [email protected]. Os pedidos de criação de login serão avaliados individualmente. Cada veículo poderá possuir um único login apto a realizar solicitações de credenciamento.

Nome do veículo
CNPJ
CPF do Responsável
Nome do Responsável
Telefone
E-mail (Login)
URLs do veículo

2 – CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
A quantidade máxima de vagas pode variar de acordo com o jogo, a demanda da imprensa, características do estádio, a fase da competição e outras situações excepcionais observadas pela FPF. Os pedidos devem ser realizados no sistema Ligatech, conforme detalhado. Não serão aceitos pedidos via e-mail. As Zonas dos estádios estão assim divididas:

ZONA AZUL – compreende todas as salas e corredores, que vão desde a porta de entrada exclusiva dos jogadores, comissão técnica e equipe de arbitragem até o campo de jogo, incluindo todas as passagens, áreas de acesso, áreas de vestiários (com todas as suas salas, salas de doping, entre outras), túnel de acesso ao campo, bancos de reservas e o campo de jogo.

ZONA ROXA – compreende a parte que está em volta do campo de jogo, ou seja, das placas de publicidade até o alambrado onde se encontra as arquibancadas. As pessoas habilitadas para essa zona podem ter acesso a Zona Vermelha em uma eventual necessidade operacional.

ZONA VERMELHA – compreende todo o restante do estádio, excetuando-se as “zonas azul e roxa”, compreendendo as diferentes zonas dos estádios onde estão as pessoas durante a partida: arquibancadas, áreas de imprensa, salas operacionais, tribunas, salas anexas e outros locais.

ZONA AMARELA – compreende a parte externa do estádio: os pontos de controle para acesso ao estádio, credenciamento, as zonas das unidades móveis, quando se encontrarem no exterior, os estacionamentos dos veículos e ônibus, entre outros locais.

2.1 – Imprensa Geral – Zonas Roxa, Vermelha e Amarela
Os veículos interessados na cobertura no gramado, tribunas e cabines devem solicitar a criação de cadastro no sistema Ligatech. Após avaliação e aprovação do cadastro, cada veículo de comunicação possuirá apenas 1 (um) único login de acesso para todas as competições paulistas. Com login em mãos, cada veículo deverá acessar o sistema e cadastrar previamente todos os seus profissionais de comunicação para realizar as solicitações de cobertura jogo a jogo, com dados completos e a inserção de foto e da credencial jornalística esportiva de 2022 (Aceesp, Aceisp, Abrace, Aceb e Arfoc-SP).

As solicitações se encerram automaticamente no sistema 48 horas antes do início de cada partida. O envio da solicitação não garante o credenciamento. Serão levados em conta elementos como a partida em questão, a fase do campeonato, a demanda da imprensa, e critérios como assiduidade na cobertura desta e de outras edições do Campeonato Paulista. Todos os pedidos, aprovados ou não, serão respondidos via e-mail.

2.2 – Fotógrafos – Zona Roxa   
Os fotógrafos devem procurar diretamente a Arfoc-SP para credenciamento prévio, jogo a jogo, com prazo máximo de 24 horas antes da partida (para informações sobre o credenciamento, entre em contato pelo site da Arfoc.)

2.3 – Plataformas detentoras dos direitos de transmissão – Zonas Roxa, Vermelha e Amarela
Devem realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 24 horas antes do início de cada partida.

3 – ESPAÇOS DESTINADOS À IMPRENSA
3.1 – Tribunas de imprensa e cabines 
Espaços destinados aos profissionais de mídia escrita, fotógrafos, rádios e TVs, em quantidade pré-definida pela FPF de acordo com a disponibilidade de cada estádio, com o jogo em questão e com a fase do campeonato. Não será permitido o credenciamento de profissionais de coleta de dados, exceção à detentora de Direito de Dados do campeonato.

3.2 – Gramado
O acesso ao gramado de jogo é restrito aos detentores de direitos de transmissão da competição, aos profissionais de comunicação dos clubes e da FPF, aos fotógrafos e repórteres de rádio. Os profissionais com acesso ao gramado devem posicionar-se da seguinte maneira:

– Fotógrafos – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central), e sentados em seus próprios banquinhos ou similares, que deverão ser levados aos estádios pelos próprios profissionais. Não é permitido levantar-se ou deslocar-se durante o jogo. Caso a lateral oposta contenha apenas a placa central da competição, os profissionais deverão ocupar somente os espaços nas linhas de fundo;

– Repórteres ao vivo TVs detentoras dos direitos de transmissão – devem ocupar o espaço entre os bancos de reserva e a linha de fundo, onde os profissionais devem permanecer na área destinada pelos bancos reservados à imprensa posicionados na linha de fundo. É vedada a circulação dos repórteres nas áreas próximas aos bancos de reservas e banco central da arbitragem;

– Repórteres de rádio – devem ocupar as linhas de fundo, atrás das placas de publicidade. Não é permitido deslocar-se durante o jogo;

– Profissionais de comunicação dos clubes devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central). Caso a lateral oposta contenha apenas a placa central da competição, os profissionais deverão ocupar somente os espaços nas linhas de fundo. Fotógrafos deverão permanecer sentados em seus próprios banquinhos ou similares;

3.3 – Sala de Imprensa e Zona Mista
Devido ao alto número de casos de Covid-19, FPF e clubes definiram que, para preservar a saúde de todos e neste momento, a entrevista coletiva pós-jogo deve ocorrer somente na modalidade on-line. O clube mandante deverá ceder espaço ao clube visitante para a realização de entrevista coletiva igualmente on-line. Também por questões de saúde, não haverá Zona Mista nos estádios. Estas regras poderão ser alteradas, caso haja recomendação científica.

4 – ENTREVISTAS NO GRAMADO 
Todas as entrevistas no gramado de jogo são restritas aos detentores dos direitos de transmissão de acordo com janela pré-estabelecida:

– PRÉ-JOGO Somente treinadores, na área técnica, após execução do hino nacional;
– INTERVALO – IDA Um atleta por time, até 1 minuto cada, na beira do gramado;
– INTERVALO – VOLTA Entrevistas não são permitidas;
– FIM DO JOGO – Atletas dos dois times.

5 – QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS NO GRAMADO
Fotógrafos
10 profissionais
Plataformas Detentoras
Cada empresa detentora dos direitos de transmissão da competição que for transmitir a partida terá direito a credenciar duas equipes de reportagem ao vivo por jogo (3 pessoas por equipe).
OBSERVAÇÕES

– No campo, todos os demais profissionais de comunicação da imprensa geral deverão utilizar coletes de imprensa cedidos no acesso ao gramado;

– Credencial jornalística esportiva (Aceesp, Aceisp, Abrace e Aceb) sem foto e sem nome do profissional somente será aceita para cinegrafistas e técnicos de operação;

– Os fotógrafos podem efetuar a mudança de lado no intervalo das partidas; é necessário que transite atrás das placas de publicidade posicionadas no lado oposto do banco de reservas;

– Caso no estádio não apresente placa de publicidade até a linha de bandeira de escanteio, o fotografo poderá se posicionar seguindo a linha como já é realizado;

– É permitida a cobertura fotográfica do protocolo de entrada dos times em campo: times perfilados, hino, técnicos. Antes do início da partida, os profissionais devem estar posicionados atrás das placas de publicidade conforme protocolo oficial.