ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PROTOCOLO DE IMPRENSA– PAULISTÃO FEMININO 2022

(CRÉDITO: ARTE/FPF)

1 – INTRODUÇÃO
Este Protocolo de Imprensa Paulistão Feminino 2022 foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol e pelos clubes participantes da competição e aprovado pelas entidades jornalísticas esportivas do Estado de São Paulo (Aceesp, Aceisp e Arfoc).

O acesso de todos os jornalistas aos estádios para cobertura dos jogos, incluindo detentores dos direitos de transmissão, fotógrafos, repórteres e produtores de conteúdo, será realizado mediante credenciamento prévio, jogo a jogo, por meio do sistema on-line da Federação Paulista de Futebol, o Ligatech, conforme orientações descritas abaixo. Para todos os jogos, o pedido de credenciamento dos jornalistas deve ser realizado até 48 horas antes do início da partida. Pedidos realizados fora do prazo serão automaticamente reprovados.

É indispensável a apresentação da credencial jornalística esportiva (Aceesp, Aceisp, Arfoc-SP, Aceb e Abrace) de 2022 tanto na solicitação on-line do credenciamento quanto no acesso aos estádios. Os direitos de transmissão de imagens ao vivo pertencem a SporTV, YouTube, Centauro, Estádio TNT Sports, Paulistão Play e Eleven.

Os profissionais de imprensa deverão anexar, no sistema on-line de credenciamento, esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, e para pessoas não elegíveis no sistema de vacinação, o profissional deverá apresentar no acesso à partida resultado negativo de teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo, ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

Para solicitação de criação de login no sistema de credenciamento, é preciso enviar os dados do veículo de comunicação abaixo listados para o e-mail [email protected] Os pedidos de criação de login serão avaliados individualmente. Cada veículo poderá possuir um único login apto a realizar solicitações de credenciamento.

Nome do veículo
CNPJ
CPF do Responsável
Nome do Responsável
Telefone
E-mail (Login)
URLs do veículo


Não é permitida a transmissão ao vivo de imagens dos jogos e arquibancadas/cadeiras, incluindo o intervalo do jogo, em nenhuma plataforma, página, canal e mídias sociais, a partir de 2 (duas) horas antes do início do jogo, e até 1 (uma) hora após o fim do jogo.

2 – CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Em todos os jogos, o pedido de credenciamento de todos os jornalistas deve ser realizado até 48 horas antes do início da partida. Pedidos realizados fora do prazo serão automaticamente reprovados. A quantidade máxima de vagas pode variar de acordo com o jogo, a demanda da imprensa, características do estádio, a fase da competição e outras situações excepcionais observadas pela FPF. Os pedidos devem ser realizados no sistema Ligatech, conforme detalhado. Não serão aceitos pedidos via e-mail. As zonas dos estádios estão assim divididas:

ZONA AZUL – restrita aos clubes e arbitragem, compreende todas as salas e corredores que vão desde a porta de entrada exclusiva dos jogadores, comissão técnica e equipe de arbitragem até o campo de jogo, incluindo todas as passagens, áreas de acesso, áreas de vestiários (com todas as suas salas, salas de doping, entre outras), túnel de acesso ao campo, bancos de reservas e o campo de jogo.

ZONA ROXA – compreende a parte que está em volta do campo de jogo, ou seja, das placas de publicidade até o alambrado onde se encontra as arquibancadas. As pessoas habilitadas para essa zona podem ter acesso a Zona Vermelha em uma eventual necessidade operacional.

ZONA VERMELHA – compreende todo o restante do estádio, excetuando-se as “zonas azul e roxa”, compreendendo as diferentes zonas dos estádios onde estão as pessoas durante a partida: arquibancadas, áreas de imprensa, salas operacionais, tribunas, salas anexas e outros locais.

ZONA AMARELA – compreende a parte externa do estádio: os pontos de controle para acesso ao estádio, credenciamento, as zonas das unidades móveis, quando se encontrarem no exterior, os estacionamentos dos veículos e ônibus, entre outros locais.

2.1 – Imprensa Geral – Zonas Vermelha e Amarela
Esta modalidade não dá acesso ao gramado. Os veículos interessados na cobertura em tribunas e cabines devem solicitar a criação de cadastro no sistema Ligatech. Após avaliação e aprovação do cadastro, cada veículo de comunicação possuirá apenas 1 (um) único login de acesso para todas as competições paulistas. Com login em mãos, cada veículo deverá acessar o sistema e cadastrar previamente todos os seus profissionais de comunicação para realizar as solicitações de cobertura jogo a jogo, com dados completos e a inserção de foto e da credencial jornalística esportiva de 2022 (Aceesp, Aceisp, Abrace, Aceb e Arfoc).

As solicitações se encerram automaticamente no sistema 48 horas antes do início de cada partida. O envio da solicitação não garante o credenciamento. Serão levados em conta elementos como a partida em questão, a fase do campeonato, a demanda da imprensa, e critérios como assiduidade na cobertura desta e de outras edições do Campeonato Paulista. Todos os pedidos, aprovados ou não, serão respondidos via e-mail.

2.2 – Repórteres de Rádio – Zona Roxa
O credenciamento de imprensa dos repórteres deve ser realizado no sistema on-line na Zona Roxa (gramado). Cada veículo poderá solicitar o credenciamento de 1 (um) repórter na Zona Roxa por partida. O número de profissionais no gramado será limitado a 5 (cinco) profissionais por partida.

2.3 – Fotógrafos – Zona Roxa
Os fotógrafos devem procurar diretamente a Arfoc-SP para credenciamento prévio, jogo a jogo, com prazo máximo de 48 horas antes da partida (para informações sobre o credenciamento, entre em contato pelo site da Arfoc.). É proibida a produção de vídeos e/ou entradas ao vivo (lives) dos jogos pelos fotógrafos credenciados para o gramado.

2.4 – Plataformas detentoras dos direitos de transmissão – Zonas Roxa, Vermelha e Amarela
Devem realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 48 horas antes do início de cada partida.

2.6 – Detentora de Direitos de Dados – Zona Vermelha
A detentora dos direitos de dados da competição é a Stats/Perform, que detém a exclusividade do serviço nos jogos. A Stats Perform deve realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 48 horas antes do início de cada partida. Será 1 vaga por jogo. Não é permitida a captação de dados dos jogos por outras empresas.

3 – ESPAÇOS DESTINADOS À IMPRENSA
3.1 – Tribunas de imprensa e cabines
Espaços destinados aos profissionais de mídia escrita, fotógrafos, rádios e TVs, em quantidade pré-definida pela FPF de acordo com a disponibilidade de cada estádio, com o jogo em questão e com a fase do campeonato. Não será permitido o credenciamento de profissionais de coleta de dados, exceção à detentora de Direito de Dados do campeonato.

3.2 – Gramado
O acesso ao gramado de jogo é restrito aos detentores de direitos de transmissão da competição, profissionais de comunicação dos clubes e da FPF, fotógrafos e repórteres de rádio em número limitado. Os profissionais com acesso ao gramado devem posicionar-se da seguinte maneira:

– Fotógrafos – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central), e sentados em seus próprios banquinhos ou similares, que deverão ser levados aos estádios pelos próprios profissionais. Não é permitido levantar-se ou deslocar-se durante o jogo;

– Repórteres ao vivo TVs detentoras dos direitos de transmissão – devem ocupar o espaço entre os bancos de reserva e a linha de fundo, com exceção à Vila Belmiro, onde os profissionais devem permanecer na área destinada pelos bancos reservados à imprensa posicionados na linha de fundo. É vedada a circulação dos repórteres nas áreas próximas aos bancos de reservas e banco central da arbitragem;

– Repórteres de Rádio – devem ocupar somente as linhas de fundo. Não há entrevistas de rádio no gramado em nenhum momento, incluindo pré ou pós-jogo;

– Profissionais de comunicação dos clubes – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central). Fotógrafos deverão permanecer sentados em seus próprios banquinhos ou similares;

4 – ENTREVISTAS NO GRAMADO
Todas as entrevistas no gramado de jogo são restritas aos detentores dos direitos de transmissão de acordo com janela pré-estabelecida, em frente ao backdrop providenciado pela FPF.