ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

PROTOCOLO DE IMPRENSA – PAULISTÃO FEMININO 2023

1 – INTRODUÇÃO
Este Protocolo de Imprensa Paulistão Feminino 2023 foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol e pelos clubes participantes da competição e aprovado pelas entidades jornalísticas esportivas do Estado de São Paulo (Aceesp, Aceisp e Arfoc).

O acesso de todos os jornalistas aos estádios para cobertura dos jogos, incluindo detentores dos direitos de transmissão, fotógrafos, repórteres e produtores de conteúdo, será realizado mediante credenciamento prévio, jogo a jogo, por meio do sistema on-line da Federação Paulista de Futebol, o Ligatech, conforme orientações descritas abaixo. Para todos os jogos, o pedido de credenciamento dos jornalistas deve ser realizado até 48 horas antes do início da partida. Pedidos realizados via sistema fora do prazo serão desconsiderados.

É indispensável a apresentação da credencial jornalística esportiva (Aceesp, Aceisp, Arfoc-SP, Aceb e Abrace) de 2023 tanto na solicitação on-line do credenciamento quanto no acesso aos estádios. Os direitos de transmissão de imagens ao vivo pertencem a SporTV, YouTube, Centauro, TNT e HBO.

Para solicitação de criação de login no sistema de credenciamento, é preciso enviar os dados do veículo de comunicação abaixo listados para o e-mail [email protected]. Os pedidos de criação de login serão avaliados individualmente. Cada veículo poderá possuir um único login apto a realizar solicitações de credenciamento. Não serão aceitos pedidos de criação de novos logins a partir da 8ª rodada da primeira fase.

Nome do veículo    
CNPJ
CPF do Responsável    
Nome do Responsável    
Telefone
E-mail (Login)    
URLs do veículo

Não é permitida a transmissão ao vivo de imagens dos jogos, incluindo o intervalo do jogo, em nenhuma plataforma, página, canal e mídias sociais. É proibida a transmissão de imagens do gramado, arquibancadas/cadeiras e torcida 1 hora antes do início do jogo, e até 15min após o fim do jogo.

2 – CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Em todos os jogos, o pedido de credenciamento de todos os jornalistas deve ser realizado até 48 horas antes do início da partida. Pedidos realizados fora do prazo serão automaticamente desconsiderados. A quantidade máxima de vagas pode variar de acordo com o jogo, a demanda da imprensa, características do estádio, a fase da competição e outras situações excepcionais observadas pela FPF. Os pedidos devem ser realizados no sistema Ligatech, conforme detalhado. Não serão aceitos pedidos via e-mail. As zonas dos estádios estão assim divididas:

ZONA ROXA – compreende a parte que está em volta do campo de jogo, ou seja, das placas de publicidade até o alambrado onde se encontra as arquibancadas. As pessoas habilitadas para essa zona podem ter acesso a Zona Vermelha em uma eventual necessidade operacional.

ZONA VERMELHA – compreende todo o restante do estádio, excetuando-se as “zonas azul e roxa”, compreendendo as diferentes zonas dos estádios onde estão as pessoas durante a partida: arquibancadas, áreas de imprensa, salas operacionais, tribunas, salas anexas e outros locais.

ZONA AMARELA – compreende a parte externa do estádio: os pontos de controle para acesso ao estádio, credenciamento, as zonas das unidades móveis, quando se encontrarem no exterior, os estacionamentos dos veículos e ônibus, entre outros locais.

2.1 – Imprensa Geral – Zonas Vermelha e Amarela
Esta modalidade não dá acesso ao gramado. Os veículos interessados na cobertura em tribunas e cabines devem solicitar a criação de cadastro no sistema Ligatech. Após avaliação e aprovação do cadastro, cada veículo de comunicação possuirá apenas 1 (um) único login de acesso para todas as competições paulistas. Com login em mãos, cada veículo deverá acessar o sistema e cadastrar previamente todos os seus profissionais de comunicação para realizar as solicitações de cobertura jogo a jogo, com dados completos e a inserção de foto e da credencial jornalística esportiva de 2023 (Aceesp, Aceisp, Abrace, Aceb e Arfoc).

As solicitações se encerram automaticamente no sistema 48 horas antes do início de cada partida. O envio da solicitação não garante o credenciamento. Serão levados em conta elementos como a partida em questão, a fase do campeonato, a demanda da imprensa, e critérios como assiduidade na cobertura desta e de outras edições do Campeonato Paulista. Todos os pedidos, aprovados ou não, serão respondidos via e-mail. O credenciamento no estádio se encerra 30 minutos antes do início da partida -não será permitido o acesso de jornalistas aos estádios, ainda que devidamente credenciados, a partir de 30 minutos antes do início da partida.

2.2 – Repórteres de Rádio – Zona Roxa
O credenciamento de imprensa dos repórteres deve ser realizado no sistema on-line na Zona Roxa (gramado). Cada veículo poderá solicitar o credenciamento de 1 (um) repórter na Zona Roxa por partida.

2.3 – Fotógrafos – Zona Roxa
Os fotógrafos devem procurar diretamente a Arfoc-SP para credenciamento prévio, jogo a jogo, com prazo máximo de 24 horas antes de cada rodada (para informações sobre o credenciamento, entre em contato pelo site da Arfoc). É proibida a produção de vídeos e/ou entradas ao vivo (lives) dos jogos pelos fotógrafos credenciados para o gramado.

2.4 – Plataformas detentoras dos direitos de transmissão – Zonas Roxa, Vermelha e Amarela
Devem realizar o credenciamento por meio do mesmo sistema acima mencionado e detalhado – Sistema Ligatech- em até 24 horas antes do início de cada partida.

3 – ESPAÇOS DESTINADOS À IMPRENSA
3.1 – Tribunas de imprensa e cabines
Espaços destinados aos profissionais de mídia escrita, fotógrafos, rádios e TVs, em quantidade pré-definida pela FPF de acordo com a disponibilidade de cada estádio, com o jogo em questão e com a fase do campeonato. Não será realizado o credenciamento de profissionais de coleta de dados.

3.2 – Gramado
O acesso ao gramado de jogo é restrito aos detentores de direitos de transmissão da competição, profissionais de comunicação dos clubes e da FPF, fotógrafos e repórteres de rádio em número limitado. Os profissionais com acesso ao gramado devem posicionar-se da seguinte maneira:

– Fotógrafos – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central), e sentados em seus próprios banquinhos ou similares, que deverão ser levados aos estádios pelos próprios profissionais. Não é permitido levantar-se ou deslocar-se durante o jogo;

– Repórteres ao vivo TVs detentoras dos direitos de transmissão – devem ocupar o espaço entre os bancos de reserva e a linha de fundo. É vedada a circulação dos repórteres nas áreas próximas aos bancos de reservas e banco central da arbitragem;

– Repórteres de Rádio – devem ocupar somente as linhas de fundo. Não há entrevistas de rádio no gramado em nenhum momento, incluindo pré ou pós-jogo;

– Profissionais de comunicação dos clubes – devem ocupar as linhas de fundo e/ou a lateral oposta do campo de jogo, sempre atrás das placas de publicidade (exceção à placa central). Fotógrafos deverão permanecer sentados em seus próprios banquinhos ou similares. O assessor de imprensa do clube poderá acessar o gramado aos 40min de cada tempo a fim de auxiliar nas entrevistas das atletas para as TVs detentoras.

4 – ENTREVISTAS NO GRAMADO
Todas as entrevistas no gramado de jogo são restritas aos detentores dos direitos de transmissão de acordo com janela pré-estabelecida, em frente ao backdrop providenciado pela FPF.