ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

Terceira mesa de “Proibidas e Insurgentes” debate pressão estética sofrida pelas atletas mulheres

Museu do Futebol realiza mesa com o tema “Apagadas” nesta terça-feira (20), às 17h, com transmissão gratuita pelas redes sociais

O Museu do Futebol apresenta nesta terça-feira (20), às 17h, mais um módulo do webinário “Proibidas e Insurgentes”. Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte”, ciclo de palestras que relembra o aniversário do decreto que proibiu brasileiras de disputarem diversos esportes considerados “impróprios” para o corpo feminino, como o futebol. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente.

A Mesa #03: Apagadas vai debater a pressão estética sofrida pelas atletas para se adequarem a um padrão de beleza imposto e como isso apaga as conquistas esportivas das mulheres.

Participam a judoca Edinanci Silva, primeira a se classificar para quatro Olimpíadas consecutivas, a ex-jogadora de basquete e campeã mundial Alessandra e a ex-atleta do pentatlo moderno e medalhista olímpica Yane Marques. A mediação é de Joanna Burigo, co-fundadora do Guerreiras Project e do Gender Hub e fundadora da Casa da Mãe Joanna, de comunicação e educação feminista sobre gênero. Também haverá participação especial de Gabriela Bastos, gerente do projeto Uma Vitória Leva à Outra, da ONU Mulheres.

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever neste link: bit.ly/3dh1aUK

Transmissão:

YouTube – www.youtube.com/museudofutebolspaulo
Facebook – www.facebook.com/museudofutebol

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. 

Webinário
Visualizar todas as imagens em alta resolução