ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos

TROFÉU ACEESP 2022

39ª EDIÇÃO DO PRÊMIO TEM MUITAS NOVIDADES!

Votação aberta para o processo de escolha dos melhores profissionais do ano – aqueles que mais se destacaram em sua atividade ao longo da temporada esportiva de 2022 nos canais de mídia impressa, mídia digital, televisão, rádio e assessoria de imprensa. A votação para o tradicional TROFÉU ACEESP, que este ano chega à sua 39ª edição, vai permanecer disponível para os associados e credenciados com direito a voto até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Excepcionalmente, o calendário deste ano precisou ser adaptado em função da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em novembro e dezembro.

“Por uma questão de justiça, decidimos ampliar o prazo de votação alinhando-o com o período da Copa, pois entendemos que é preciso aguardar o trabalho de todos os profissionais durante a Copa para fazer uma melhor escolha em todos os canais”, justifica o presidente da ACEESP, o jornalista Nelson Nunes. Com isso, a entrega dos prêmios aos vencedores de 2022 vai acontecer somente em 2023. Mais precisamente, a partir das 19 horas do dia 30 de janeiro do próximo ano, em solenidade que voltará a ser presencial, depois de dois anos de pandemia. A festa de gala dos cronistas esportivos de São Paulo será realizada no auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, histórico parceiro da ACEESP. “Depois de dois anos com cerimônias feitas apenas de forma digital, com os premiados recebendo seus troféus em casa, por conta da COVID-19, estamos esperando uma grande festa em janeiro, dentro das melhores tradições da premiação da ACEESP”, completa Nunes.

As novidades não param por aí. Para este ano, o TROFÉU ACEESP ganha novas categorias importantes. Diante do crescimento das plataformas de mídia digital no negócio da comunicação atual, a diretoria da ACEESP decidiu criar mais uma categoria específica para esse segmento. Assim, além de escolher o melhor veículo da mídia digital (pode ser um site, um portal de notícias, um podcast, um blog, um canal do YouTube) os associados da ACEESP votarão também no melhor profissional das novas plataformas (pode ser um blogueiro, um youtuber, um narrador de canal de streaming, um dono de canal próprio etc). O novo prêmio será para o profissional e não para o veículo, uma vez que há muitos jornalistas fazendo importantes trabalhos autorais nos novos canais de conteúdo jornalístico.

Outra novidade que visa fortalecer a categoria em todo o Estado é que neste ano haverá prêmios específicos para as melhores equipes de rádio, TV e jornal/site para o Interior e para o Litoral. Até o ano passado, os profissionais que atuam fora da Capital concorriam juntos numa mesma categoria. Agora haverá a separação por área geográfica.

Os cronistas também vão votar, pela primeira vez, no destaque individual do esporte masculino e no destaque individual do esporte feminino. Podem ser jogadores, técnicos, dirigentes, enfim, esportistas que fizeram diferença na temporada de 2022, em qualquer modalidade esportiva.

Por fim, numa inédita parceria com a ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), o TROFÉU ACEESP vai ser entregue também à “Imagem do ano” – aquela que melhor retratar, de maneira jornalística, um fato do esporte em 2022. A única exigência é que a imagem tenha sido publicada em veículos de mídia com circulação no Brasil, entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Toda a curadoria dessa categoria, inclusive o regulamento, estará sob responsabilidade da ARFOC-SP, presidida pelo jornalista Toni Pires.

Assim, o Troféu ACEESP 2022 tem as seguintes categorias já esperando seu voto:

TV (ABERTA E FECHADA) – Narrador (a): Comentarista: Repórter: Apresentador (a):

RÁDIO – Narrador (a): Comentarista: Repórter: Apresentador (a):

MÍDIA DIGITAL/ON LINE – Melhor veículo: Melhor profissional do ano:

OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL): Melhor colunista:

INTERIOR – Rádio: TV: Jornal/site:

LITORAL- Rádio: TV: Jornal/site:

EX- ATLETAS – Melhor profissional do ano:

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Melhor profissional do ano:

PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA (SEM VOTO DIRETO DO ASSOCIADO):

TROFÉU REGIANI RITTER – homenagem por indicação

TROFÉU ELY COIMBRA – homenagem por indicação

HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – homenagens por indicação a profissionais do rádio, TV e imprensa escrita

HALL DOS NOTÁVEIS – cronista que atingir, neste ano, a marca de 10 prêmios acumulados

MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE)

Os trabalhos de mídia escrita (melhor reportagem) deverão ser inscritos previamente e passar por análise de comissão julgadora montada pela diretoria da ACEESP

MELHOR IMAGEM DO ESPORTE EM 2022 (foto ou vídeo)

Os trabalhos de imagem deverão ser inscritos previamente e passar por análise de comissão julgadora montada pela diretoria da ARFOC-SP

REGULAMENTO PARA VOTAÇÃO DOS PRÊMIOS POR CATEGORIAS

1) Todos os associados e credenciados da ACEESP têm direito a voto. Cada associado/credenciado tem direito a APENAS UM VOTO – o sistema está programado para impedir que a mesma pessoa vote mais de uma vez.

2) A votação estará aberta entre 07/11/2022 e 6/1/2023, exclusivamente no site da ACEESP, para as categorias que não exijam inscrição de trabalhos (estas terão prazo final em 31/12/2022).

3) O resultado da apuração será divulgado pela ACEESP, e comunicado pessoalmente aos vencedores, a partir de 9 de janeiro de 2023.

4) A cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para 30 de janeiro de 2023 no Museu do Futebol.

5) A diretoria da ACEESP reserva-se ao direito de efetuar mudanças em todas as etapas do calendário por motivos de força maior.

REGULAMENTO PARA ESCOLHA DOS TRABALHOS COM INSCRIÇÃO PRÉVIA

1) Todo jornalista, associado ou não-associado da ACEESP, pode se inscrever, encaminhando um trabalho de sua autoria para apreciação do júri.

2) O trabalho inscrito pode ser de autoria única ou em grupo. No caso de mais de um autor, a ACEESP entregará apenas um troféu para a equipe ganhadora.

3) Cada autor, seja individualmente ou em grupo, poderá inscrever apenas um trabalho em seu nome.

4) O trabalho inscrito deve ter sido publicado em veículo de cobertura regular da mídia esportiva, no âmbito estadual ou nacional, numa reconhecida plataforma de jornalismo impresso (jornais ou revistas) ou jornalismo digital (site, portal, blog etc).

5) Só serão considerados os trabalhos publicados entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

6) O trabalho precisa, necessariamente, ser de reportagem escrita, mas pode ser complementado por gráficos, artes visuais, áudios e vídeos que completem o teor da matéria. Não serão aceitos trabalhos sem a parte escrita.

7) Os trabalhos devem ser inscritos até, no máximo, às 17 horas do dia 31 de dezembro de 2022, através de link ou PDF encaminhado para o e-mail [email protected]

8) Os trabalhos serão julgados por uma comissão julgadora integrada por diretores da ACEESP. Não caberão recursos às deliberações e escolhas feitas pela comissão.

9) O resultado da apuração será divulgado pela ACEESP, e comunicado pessoalmente aos vencedores, a partir de 9 de janeiro de 2023.

10) A entrega dos prêmios a(os) autor(es) do trabalho vencedor está prevista para 30 de janeiro de 2023 no Museu do Futebol.

Para votar, clique aqui.

Participe!