ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos
A Vila Viva Sorte, em Santos, dará o pontapé inicial da campanha Marque Esse Gol, o Outubro Rosa da Federação Paulista de Futebol, nesta quarta-feira (2).
A partir de 8h, o estádio do Santos receberá a unidade móvel especial para a realização de mamografias gratuitas mediante agendamento prévio. Para cobertura jornalística no local, escreva para [email protected] ou responda a este e-mail.
Os exames também serão realizados no local na quinta-feira (3) em Santos. Na sexta-feira (4), será a vez do Estádio do Canindé, da Portuguesa, receber a unidade móvel para as mamografias.
Estádios de dez cidades -capital, litoral e interior- de São Paulo estarão abertos para a realização de mamografias gratuitas. Pelo nono ano consecutivo, o Futebol Paulista se une para abraçar o Outubro Rosa. A Federação Paulista de Futebol, em parceria com clubes filiados e com a ONG Fundação Laço Rosa, realiza a campanha “Marque Esse Gol”.
A campanha, realizada desde 2016, oferece mamografias gratuitas mediante cadastro prévio no site www.marqueessegol.com.br, que também reúne informações detalhadas e a programação completa. Os exames são realizados em unidades móveis especializadas que ficarão localizadas nos estádios conforme programação disponível no site.
Em 2024, serão contempladas as cidades de São Paulo, Santos, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, Marília, Araraquara, Bragança e São José dos Campos.
Participam da campanha neste ano Santos, Portuguesa, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Guarani, XV de Piracicaba, Botafogo, Noroeste, Marília, Ferroviária, Red Bull Bragantino e São José.
O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde 2016, quando a FPF e os clubes abraçaram a campanha, mais de 12 mil exames gratuitos já foram realizados, e 58 mulheres foram encaminhadas para tratamento médico após diagnóstico.
“Graças à parceria de oito anos com a FPF, mais de 12 mil mulheres foram atendidas, e neste ano iremos para cidades em que jamais estivemos”, disse Natali Araujo, uma das idealizadoras do projeto pela ONG Meninas de Peito.